Ansiedade: sintomas e como lidar

A ansiedade é um estado psíquico que nos gera apreensão e medo, antecedendo uma situação de perigo real ou imaginário. Ela faz parte da natureza humana quando equilibrada, porque o nosso corpo está preparado para o processo de ansiedade. Porém, apenas em um momento limite, para agirmos em minutos. Por mais forte que seja a pessoa, o estado contínuo de ansiedade vai minando a sua resistência. Não temos resistência interior para viver neste estado de forma contínua!

Portanto, a ansiedade contínua é uma anomalia na nossa vida e não devemos nos acostumar com isso. O sofrimento humano chamado ansiedade se constitui numa prisão mental.
Ela não respeita o nosso livre arbítrio, porque não queremos ficar neste estado, nos faz sofrer, passar mal, mas não conseguimos evitar, somos assaltados pela ansiedade que nos leva à angústia, desespero e medo. Ficamos em um estado lastimável de cansaço, falta de memória, sem paciência alguma porque o corpo sentiu demais a ansiedade.
O abençoado Evangelho nos fala sobre a ansiedade, pois na época do Cristo já era um mal que fazia o ser humano sofrer, e o Mestre se importou em nos aconselhar sobre a desnecessidade da ansiedade. Vamos encontrar, por exemplo, em Mateus capítulo 6, versículo 27, que nos diz:

“Ora, qual de vós por mais ansioso que esteja, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida?”

Não adianta! Por mais preocupação, por mais ansiedade que você tenha, você não consegue aumentar o dia ou esticar o tempo da sua vida!
Por mais consumido de ansiedade, mesmo assim você não vai modificar o futuro, e saiba que a preocupação e a ansiedade excessiva diminui os nossos dias de vida! Por isso, devemos aprender a combater, controlar, equilibrar.

Alguns sintomas físicos da ansiedade

  • Podemos perceber a onda de ansiedade, porque ela é acompanhada de:
  • – taquicardia;
  • – sensação de que o coração está batendo na garganta;
  • – sudorese (suor excessivo) nas mãos, nas axilas;
  • – inquietude;
  • – tremores;
  • – secura de boca;
  • – pernas sem vigor.

Alguns sintomas mentais/emocionais

  • – Medo;
  • – confusão mental;
  • – desorientação entre outros.

Uma das características mentais é ter sempre a certeza de que alguma coisa ruim irá acontecer, a certeza de que alguma coisa não vai dar “certo” – é a idéia de não poder errar, nada pode dar errado – e essa idéia ansiosa é tão forte que, muitas vezes, a pessoa prefere não tentar, pois o medo de errar fica tão grande na mente da pessoa que ela acaba não agindo, quase uma certeza de fracasso, não tentando acertar com medo de errar.
Não é precaução! É sinal do mal! Essa idéia fixa negativa empata a sua vida! Saiba que tudo tem algum risco, até mesmo quando se está na própria casa por exemplo, e aprender a lidar com este estado é entender como é sua vida. É preciso entender o que é a ansiedade na sua vida e como debelá-la, mandar longe da sua vida, longe de você.

Toda ansiedade está relacionada com temor, com medo e a pessoa é consumida por esse sentimento. É como sentir o tempo todo aquele estado de quando estávamos na escola e o professor aplicava a “chamada oral”. O medo do erro e do “mico”, ao ponto do corpo sentir-se mal.

Como sair desse estado de ansiedade?

Você pode escolher dominá-la! Ela é profundamente ligada às nossas certezas negativas principalmente sobre resultados péssimos com o futuro, e também com frases como “eu não consigo”. Também tem colaboração das crenças negativas sobre nós mesmos, a certeza de que não irá conseguir, ou de que não dará certo. Ansiedade negativa dentro da crença negativa pessoal de que não vai conseguir. Crenças que fazem com que se acelere a nossa ansiedade. Na bíblia, encontramos em Mateus 6: 25 – 33:

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Entendendo os conselhos do Mestre Jesus

Não se debruce tanto de preocupação, confie mais em Deus!

– “Olhai os lírios do campo” – tenha fé e confiança! Muitas coisas nós podemos fazer, mas outras precisamos da ajuda de Deus, faça a sua parte e deixe Deus fazer a parte Dele! Nós não deixamos espaço para Deus agir, atropelamos tudo com a nossa pressa e imediatismos e não entendemos o tempo de Deus, pois cada dia tem sua necessidade. A noção de tempo entre nós e Deus é diferente: temos o nosso tempo de ação e Deus tem o Dele.

Preste atenção a cada dia: faça bem feito em cada dia da sua vida e os dias serão satisfatórios. É o corpo e a mente vivendo o mesmo momento.

Tudo na nossa vida deve estar na Mão de Deus. Lembre-se que a fruta colhida verde é amarga, mas em seu tempo certo ela é doce, por isso é preciso o tempo de cada coisa. Viva o momento em que você está de forma correta, com muita vontade e gratidão e tome cuidado para não anular o seu presente. Faça as coisas muito justas no dia de hoje, trate bem quem você ama hoje, faça a teu próximo no hoje.

Faça cada dia de forma especial e assim serão todos os dias! Porque muitas pessoas, pelo temor sobre o futuro não vivem o presente. E a idéia de futuro existe na nossa métrica de tempo, mas é um fato mental e não material – sofremos por ansiedade e ela é ligada ao futuro. É desnecessário! Sofremos com o futuro, com aquilo que poderá acontecer e quando passamos a viver o presente, a ansiedade vai embora. É encarar e resolver este estado para nos garantir o bem estar presente. Temos que fazer este pequeno (Grande) ajuste da nossa mente para o agora, temos que ajustar a nossa força, vitalidade e força de trabalho para o agora. Usar da nossa força mental e inteligência para o agora.