Natal: nascimento da consciência do Cristo em nós

Quando pensamos em natal, nos lembramos do presépio, de Mãe Maria com seu bebê Celeste… É a nossa lembrança das histórias sobre o nascimento do Mestre Jesus que nos foram ensinadas no decorrer da nossa vida. Mas, o seu nascimento precisa ser lembrado para que o ser humano se lembre também de renascer em seu interior. Infelizmente, uma parte das pessoas perdem esse momento místico cristão, embaralhados somente nos preparativos para a data ou contentes em ter visto o presépio. Com as urgências da nossa vida e todo o processo humano de envolvimento com o mundo, às vezes nos esquecemos de que o Cristo nasce em uma multiplicidade de movimentos e ações para nós, seres humanos:

– Ele nasce para nos trazer um Pai, Criador, Amoroso, Misericordioso.

– Ele nasce como esperança para nós, agora filhos! O Cristo nos traz a dignidade de filhos de Deus!

A sua vinda nos mostra que somos herdeiros da realeza Divina, criados únicos e especiais por Aquele que faz única e especial cada criação Sua! Mas o Cristo também nasce para nos mostrar algo diferente daquilo que nós conhecemos: O natal é o nascimento da Consciência de Cristo.

Este é o convite a todo cristão: Tenha esse nascimento da consciência de Cristo!

O nascimento de Jesus Cristo nos chama a buscar maior consciência daquilo que provém do Céu – se mudarmos um pouquinho a nossa consciência, nós já estaremos entrando em um novo nascimento no natal.

A consciência Cristica, na verdade, é você trazer as virtudes para dentro da sua vida. A Consciência Cristica é você ter em seus dias os ensinamentos do Cristo e colher exatamente o que ele ensinou e usar para a sua vida, realmente viver um pouco daquilo que foi o Seu precioso ensinamento. E o que o Mestre ensinou?

Se nós o chamamos de Mestre é porque reconhecemos nele alguém que ensina. Mas se nós reconhecemos nele alguém que ensina o que ele nos ensinou? E se o chamo de Mestre, o que ensinou está dentro da nossa vida, está dentro da nossa família?

Feliz Natal sim!

Quando desejamos feliz natal para o outro, na verdade estamos falando “feliz aniversário” – feliz natal na tradução seria feliz aniversário. Você dar feliz natal ou feliz aniversário é um ato amoroso! Porque ali se faz realmente o sentido do feliz natal para a pessoa que está do seu lado, a pessoa que eu conheço, porque naquele momento eu estou afirmando que ali está o Cristo, ali está o Mestre, que é um  dos ensinamentos que ele nos deu:

“- Eu estou no próximo! Eu estarei no próximo, estarei no necessitado! Eu estarei no pequeno, estarei no enfermo, eu estarei no encarcerado! Mas Eu estarei também no seu irmão que está do seu lado!”

Porque naquele momento eu estou tendo uma oportunidade de aprender a enxergar o Cristo em meu irmão. Então, quando você deseja feliz natal, está desejando o Cristo no próximo, o Cristo na vida dele. Quando eu desejo feliz natal para alguém, eu estou tentando enxergar o Cristo dentro daquela pessoa.

Alguns estudiosos questionam a data do nascimento do Mestre, mas o importante é você sentir a força do seu nascimento! Se cronologicamente ou teologicamente é 25, dia do solis invictus em Roma, ou se nasceu em 6 de janeiro como é cultuado no oriente, ou em Jerusalém mesmo, como diz o cristianismo, ou se é uma outra data mais em abril, não importa! O que importa é que tenhamos a vontade de sentir esse nascer e a vontade de ver o Cristo naquela pessoa que esta à minha frente.

Lembremos da essência do natal

É verdade que a festividade de natal é direcionada para um lado comercial, não podemos falar contra, seria injusto também não ter os olhos para enxergar isso. O comércio e as indústrias ficam contentes, nós entendemos. Mas, como cristãos, essa questão comercial também pode ser vivenciada de uma forma equilibrada e positiva.

Saiba que é bom presentear alguém e receber presentes! Mas saiba que o mais importante não é o banquete que possa preparar para as pessoas que virão à sua casa, e nem será o mais importante a vestimenta que você estará trajando para que fique de acordo com o momento e as pessoas que você vai encontrar porque a essência verdadeira é você estar naquele momento com o Mestre que comemoramos o nascimento.

Muitas vezes, um banquete maravilhoso que você levou mais de 24 horas para preparar de forma primorosa pode ser profundamente insosso se as pessoas que estiverem ali à sua volta não conseguirem olhar uma nos olhos da outra. Aquele banquete caro e maravilhoso pode ser, na verdade, um chumbo na barriga de alguém que não está conseguindo se encontrar ali e nem conseguindo se encaixar, como um “peixe fora d’água”.

Às vezes, com a nossa preocupação com o que envolve o preparativo para esta data, inclusive aquilo que temos de dar conta materialmente, fica fácil perder o foco e esquecer que é uma data espiritual! É uma data também para o nosso espírito! Mas será que há tempo na nossa vida para o espiritual nesta data material?

Se nós quisermos, terá espaço sim! Porque não existe local onde se encontre pessoas que não precise de uma boa palavra, não existe hora alguma que seja inconveniente uma oração, não há momento algum que o pedido de paz sobre aquela mesa cheia de alimentos e preparada com tanto carinho seja algo supérfluo.

Então, precisamos guardar em nosso íntimo que, mais importante do que o banquete ou os presentes, é colocar o espírito do Cristo dentro da sua casa. Mais importante que a vestimenta que você vai estar no dia do aniversário do Mestre, é como estará vestido o seu íntimo, como estará ornado o teu coração que ele irá enxergar com seus olhos profundos.

Existe um bem profundo para nascer em nós no natal, mas para que nasça nós temos que ganhar a consciência da existência deste bem profundo a ser alcançado. Este bem profundo e luminoso já existe em nosso íntimo e só precisamos deixar que ele nasça junto com o Cristo para que a nossa vida seja transformada. Feliz natal a todos!