Emuná: a fé além da fé

Há uma passagem do Evangelho que nos fala que o justo viverá pela fé, é o que nos diz no livro de Habacuque 2:4.
“4. Eis que sucumbe o que não tem a alma íntegra, mas o justo vive por sua fidelidade”.

No entanto, temos que prestar atenção no problema que houve com a tradução desta parte: ‘o justo viverá pela ’.

Estudando a Bíblia hebraica e também a septuaginta, ela fala de Habacuque, e ali tem o mistério de uma palavra. Porque o que está em Habacuque em hebraico e o que está também nas Epístolas posteriores é a palavra Emuná. A palavra em hebraico é Emuná e onde está a tradução de ‘o justo vivera pela ’, deveríamos ler: ‘o justo viverá pela Emuná’.

O que é Emuná?

É mais fácil demonstrarmos com a seguinte situação:

Imagine que você está em um navio, e por um acaso esse navio afundou, e você está no mar nadando já por duas, três, quatro horas e sente que a sua força está acabando. Você estava num navio que naufragou e agora nadando no mar para tentar viver e ele te cansa porque as ondas te cansam, porque o balanço te cansa, porque o frio do mar te cansa e você vai ali perdendo as suas energias e as suas forças, e você sabe que dali há pouquíssimo tempo você vai morrer. E de repente, saído de algum lugar passa do seu lado um tronco, e o que você faz?

Você se agarra! Você se agarra fortemente naquele tronco! Você se agarra fortemente para não morrer, e isso é Emuná!

Esse ato de você agarrar é Emuná e a tradução da Palavra no hebraico é isso: é agarrar, mas agarrar com força, agarrar e não desgrudar! Vejam que na tradução se perde muito e não nos traz essa verdade, porque esse trecho “o justo viverá pela fé” refere-se somente à fé quando na verdade o trecho original seria “o justo viverá pela Emuná” ou seja, o justo viverá agarrado em Deus.

E o que é ter fé além da fé?

Se pensarmos no que já aprendemos, na nossa vivência e na nossa vida, a fé é uma certeza de algo que não é visível, ela é a certeza de algo que não é palpável – então você pode dizer que fé é uma certeza contigo, não é mesmo? E se podemos trocar a palavra fé por certeza, também podemos dizer que o justo viverá pela certeza, certo? Fé é crer em Deus? É acreditar que Deus existe?

Lembramos de quando éramos crianças e alguém mais velho nos aconselhou: tenha fé. E guardamos isso como um conselho inteiro e muitas vezes já não nos perguntamos mais sobre a fé. Será que Fé é somente a certeza de que Deus existe? Fé é crer em Deus?

Na Epístola de Tiago, temos o seguinte trecho:

“fé até os demônios tem, e tremem de medo de Deus com certeza”.

Nós temos fé no sentido de crer, o fato de sermos cristãos significa que cremos. Acreditamos em Deus e isso nós já alcançamos, mas agora precisamos passar para uma outra etapa que é o Emuná, o agarrar-se com Deus.

Qual é a diferença entre fé e Emuná?

Uma coisa é você acreditar que exista e a outra é você se agarrar com o que existe. Emuná é muito mais que fé, é agarrar naquilo que você acredita, é agarrar Deus.

Então este é o conselho: se agarre em Deus com força, fique junto, não deixe passar ao largo, mas esteja junto com Ele, pois o justo viverá agarrado em Deus. Agarre-se muito mais em Deus, pois quando estamos debaixo do poste ainda não estamos no escuro, mas se dermos mais de dez passos do poste já estaremos nas trevas. É ser “igual a um girassol que sempre está de frente para o sol e de costas para as trevas”.
Não é mais Deus que tem que descer e nos resgatar, mas somos nós que temos que buscá-lo: O justo viverá agarrado em Deus e isso é Emuná.

Pratique Emuná, agarre Deus, não perca a oportunidade de estar junto, de ter a Luz Divina sobre você. Não perca a oportunidade de estar na graça de Deus. Emuná! Que nós estejamos mais agarrados em Deus, Naquele que é o nosso Amor Verdadeiro, e estaremos seguros e em paz, estaremos em luz e abençoados constantemente.

Sejamos felizes, sejamos ativos, sejamos fiéis, sejamos inteligentes, estejamos mais próximo de Deus do que já estivemos em qualquer outro momento da nossa vida.

Mar Shimoda