Espiritualidade responsável

Qual é a importância que você dá para aquilo que sabe que é importante para o teu espírito? Você tem uma consciência perfeita do físico. Sabe o que é bom e o que é ruim para ele. Mas, da mesma forma, sabe também o que é bom e o que é ruim para o teu espírito?

Vamos entender?

Matéria de capa

por Abba Shimoda

Sacerdote cristão oriental

O que é espiritualidade?

A espiritualidade é a qualidade do que é espiritual. Tem como característica aquilo que se tem ou se revela intensa atividade religiosa ou mística. Religiosidade, misticismo fazem parte desse universo da palavra espiritualidade. Mas também pode ser definida como a propensão humana a buscar um significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível. A procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio.

Uma pessoa espiritualizada é aquela que não se conforma somente com as leis visíveis e materiais. Ela tem uma propensão a buscar um significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o material, ou seja, é uma pessoa que precisa e tem uma vontade de ter respostas, significados da própria vida por meio de conceitos além do que é físico. Ela procura um sentido e conexão com algo maior do que ele próprio e podemos dar o nome a essa busca ou ao objetivo dessa busca como Deus.

A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa mas, com toda certeza, é muito difícil ter uma espiritualidade saudável se não houver uma linha de conduta religiosa para nortear os seus passos.

Todo ser que busca esse crescimento espiritual tem que ter um alicerce de conceitos que fazem parte da sua crença, compreensão e evolução. Esses conceitos ajudam a pessoa a se nortear.

Espiritualidade cristã

Dentro da espiritualidade cristã, por exemplo, temos conceitos da moral cristã. Então, a pessoa tem que observar determinados pontos de esclarecimento da doutrina do Cristo como quando ele fala:

“Aquele que ouve a minha doutrina e a pratica é como o homem sábio”.

A sabedoria não está alheia à espiritualidade. A espiritualidade também é uma via de busca da sabedoria superior. Assim como outros conceitos são importantes dentro da espiritualidade completa e perfeita:

  • Amar a Deus, buscar compreendê-lo cada vez mais, buscar aproximar-se Dele.
  • Ter uma consciência tranquila pelos atos que você pratica.

O que é a espiritualidade responsável?

Dicas práticas para uma espiritualidade responsável

Tendo como base os dois principais conceitos cristãos expostos anteriormente, a seguir você acompanha dicas de como começar a colocar a espiritualidade responsável no seu dia a dia.

E se ocupa um local da tua vida, esse local é especial? Há uma relação especial com Deus na tua vida?

Pergunto isso porque, hoje em dia, esse laço com Deus está cada vez mais distante na sociedade em que vivemos. E quando digo Deus não é somente sobre a presença do Criador mas também aquilo que Ele nos inspira.

Quando falo Deus, falo também de valores espirituais juntos com a Palavra. Quais são os valores espirituais que você cultiva na tua vida? Porque a nossa vida é constituída por esse acúmulo de ações motivadas pela nossa compreensão e pelos nossos valores.

Com todo o amor e respeito pergunto isso a você:

Quanto da tua vida está em Deus? E quanto de Deus está na tua vida?

Espiritualidade e purificação tem uma relação profunda. O seu espiritualizar-se tem a ver com a absorção de energias mentais e espirituais do que está à sua volta. Uma pessoa que não busca essa purificação se abastece de energias pesadas e essa energia pesada não te permite se elevar. E espiritualizar-se é uma forma de elevar a sua consciência.

Mantenha a sua casa limpa

A sua casa é um reflexo do seu interior, principalmente o local em que você dorme que é o seu quarto. Quando você começa a se purificar, o meio em que vive também é purificado e vice-versa. É importante também fazer a sua parte mantendo o local higienizado e limpo para que seja mais fácil manter-se purificado.

Orações

Preces também são importantíssimas e um local onde você medita tem que estar purificado. Um local em que você acessa a sua porção espiritual tem que estar purificado. Faça isso e vai ver a grande diferença que vai acontecer na sua espiritualidade, no local em que habita e em qualquer outro local que esteja.

Todas essas atitudes são fundamentais para criarmos verdadeiras barreiras de proteção energética. E buscar proteção significa ter confiança e conexão com Deus.

Meditar é um processo de conexão consigo mesmo mas também com fontes superiores. Na meditação, o trânsito de informações e conhecimento se torna muito maior. Na meditação, nós lemos os livros que não estão escritos.

O papel do incenso

Outros utilizam do incenso. E, na verdade, o papel do incenso é claro: o incenso, quando usado para purificar um ambiente, o seu aroma ativa a sua energia e, então, a sua energia é que purifica o local. Não é a questão do aroma em si e nem do fogo. É uma questão simples de que o aroma instiga a sua energia a expandir e purificar o local.

Fazer o bem

Há um hino joanino que fala: “fazendo o bem, não devemos temer o mal”. Ou seja, quando fazemos o bem, o mal não tem forças sobre nós. O mal só tem força sobre nós quando a dúvida de que fazemos o bem nos chega ou a certeza de que não fazemos o bem é a nossa companhia. Nesses dois pontos, o mal tem influência sobre nós. Mas se você estiver no bem, vibrando no bem, fazendo o bem e trabalhando no bem em corpo, mente e espírito, o mal não chega, não habita e muito menos faz morada em você.

Perdoar

Uma outra característica de uma pessoa verdadeiramente espiritualizada, não apenas “casca” mas com substância e concretude, é uma pessoa que perdoa, que busca trabalhar o perdão. Sabe por que?

Não há como se espiritualizar se você não acreditar no que é positivo, naquilo que é bom, É preciso deixar de lado o orgulho, o ego, o rancor, a ingratidão, a lamúria que é reclamar de tudo e de todos em todo momento. Entenda que há uma diferença: Quando digo para a pessoa ser positiva, não significa que a pessoa tenha que estar a vida toda como se fosse um “monge zen”, alheio a tudo e aos problemas do mundo, sempre calmo, não! Ser positivo tem o significado de ser feliz com base no amor, na bondade e na luz de Deus. Fortaleça a parte boa que você tem. Fortaleça o positivo.

“- Ah mas meu lado positivo é pequeno.”

Não tem problema, fortaleça e ele será grande porque um dia você fortaleceu o lado negativo e ele cresceu. Então, da mesma forma, podemos incentivar o lado positivo e ver o seu crescimento em nós. Desse modo, começamos também a criar ambientes positivos à nossa volta.

Trate bem a todos, sorria e elogie

Quando uma pesssoa sorri para você, te elogia, te dá atenção e carinho, te trata como um ser humano, você se sente bem ao lado dessa pessoa não é verdade? Para que as pessoas se sintam bem ao seu lado, para que tenha uma aura positiva em sua volta, faça isso. Sorria um pouco mais para as pessoas, sorria sem interesse. Apenas sorria, elogia a pessoa se tiver um motivo, não deixe passar para outro momento, fale agora. Às vezes é tão bom receber um elogio assim como dar porque toda interação humana é recíproca, vai e volta.

Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Trate as pessoas com igualdade e alegria porque, afinal de contas, todos estamos conectados um ao outro. E o mundo é redondo, dá voltas.

Agradeça

Seja grato, agradeça mais. Tenha os olhos mais voltados para aquilo que já chegou. As coisas boas precisam ser semeadas e a forma de semear aquilo que é bom é agradecer. Cada sentimento de gratidão multiplica a semente de 10 para 100, 100 para 1000 e 1000 para 10.000. Veja que maravilha! Agradeça a Deus primeiramente pelo dom e benção da sua vida. Agradeça também por Deus ter te feito. Há tantos irmãos nossos que passam a vida inteira sem mesmo ter consciência de que existem.

Não é fácil mas é necessário

Vamos começar com esses passos para nos espiritualizar de verdade e com toda certeza vamos chegar um dia a estar diante de Deus.

Especial

Pentecostes: a sua essência

Cinquenta dias após a Páscoa é quando se comemora a fundação da igreja de Cristo na Terra, a igreja Real de Cristo, com a Benção do Espírito Santo. O dia em que Cristo fundou a nossa Igreja, o dia em que ele legou a nós a Misericórdia do Pai, nos permitindo viver de uma forma conjunta. O dia em que o Cristo roga ao Pai e Deus permite a todos os seus Apóstolos, Discípulos e a nossa Mãe Santa que se reuniam no cenáculo, de receber o espírito de Deus, a graça de Deus manifesta.

Assista a esse vídeo inédito e entenda:

  • O que é o dom do Espírito Santo?
  • A essência do batismo
  • Que sejamos igrejas no nosso coração
  • Responsabilidades como cristãos
Que possamos ser igrejas verdadeiras de Cristo na Terra e no nosso coração!

Para refletir

O que é a igreja para nós?

Nós precisamos entender o que é a igreja para nós. Será que é apenas um prédio? A igreja é um endereço, é uma identidade, uma necessidade, a igreja é uma casa? O que é a igreja?

Nesse período de afastamento temos tempo suficiente para pensar sobre o que é a igreja. Será que ela é como uma árvore que depois de plantada não precisa ser tratada porque tem raízes fortes que se aprofundam ou ela é como um jardim que precisa ser tratado para que permaneça com a beleza de suas flores?

O que é a igreja? O que é cada um de nós sem a igreja?

Estamos acostumados a nos ver e nos sentir como irmãos e, às vezes, por ter a igreja de uma forma tão continua, não pensamos sobre o que a igreja é em nós. Então neste momento, também a falta de celebração, a falta de unção, a falta de reunião nos leva a pensar como é precioso cada minuto que nós temos com a nossa igreja.

O mundo é muito rápido, o mundo nos consome, o mundo nos leva a crer que ele é mais importante que a igreja. O nosso tempo é tão importante e nós temos tantas coisas para fazer com ele mas nem sempre esse tempo é para a igreja. Os nossos “reclames pessoais” por vezes são tão grandes, que não paramos para ver a coletividade da igreja. Muitas vezes, os nossos problemas parecem ser tão iminentes, as nossas necessidades são tão urgentes e esquecemos de ver a igreja e o seu valor.

Vamos aproveitar esse período para revisar o nosso íntimo, para que sejamos eternamente igrejas.

Realidade energética

O que sabemos sobre o momento atual?

Não há somente uma versão para as situações. O que está acontecendo atualmente tem as suas questões materiais mas temos que ter também atenção para aquilo que é espiritual. Nós somos seres físicos e espirituais. Temos que entender tambem o que acontece a partir do ponto de vista espiritual.

Aquele tênue equilíbrio que existia entre o negativo e o positivo se desequilibrou de uma forma profunda no nosso mundo atual. Vemos hoje pessoas que antes eram amigas e agora são inimigas, países que antes se ajudavam e agora se odeiam. Essa energia gerada pela intolerância é que vai alimentando ainda mais essa batalha terrível que se encontra no astral. Sim. Há uma batalha no mundo espiritual. E essa batalha no mundo espiritual é alimentada por aquilo que fazemos aqui na Terra assim como o efeito dessa batalha nós sentimos aqui também.

Toda vez que o mundo passa por um profundo sofrimento, um grande balanço, isso também reflete no mundo espiritual aqui na Terra. E, da mesma forma, a ação no mundo espiritual se deu também como reflexo do mundo material. Quando observamos uma sociedade que tem uma ação individualista, sádica e negativa, consequentemente o ambiente onde existimos fica saturado com esse tipo de energia.

Somos espíritos e energia

Em muitos momentos, esquecemos que somos seres espirituais também e não apenas matéria. Pensamos, vibramos, tomamos decisões e agimos. E as nossa ações materializam as nossas compreensões e vontades.

Já sentiu uma mudança energética em você ao entrar em determinados locais ou encontrar com determinadas pessoas? Isso acontece porque tudo nessa vida é feito de energia. Enquanto existem pessoas que emitem luz e energias positivas, que te deixam tão à vontade que você tem dificuldade até mesmo de se despedir, existem outras que querem roubá-la ou estão em uma necessidade tão grande que absorvem toda a luz daquele que ele encontra pela frente. Isso também ocorre com plantas e animais. Se você não estiver com uma boa proteção energética, a sua energia será roubada ou contaminada e se tornar tóxica. Por isso, é importante se proteger para não receber energias e flechadas de todos os lados.

Precisamos nos proteger em todos os sentidos, físico, mental e espiritual. E o próprio apóstolo Paulo fala em Efésios sobre seres espirituais:

“Não é contra a carne e o sangue que deves lutar, mas sim os espíritos que habitam os ares”.

Que tipo de pensamento você alimenta mais?

Atitude

Mãe Maria: avisos...

O afastamento de Deus que observamos em nossa sociedade não é algo que nasceu agora. Por isso, Nossa Mãe veio nos alertando há tanto e tanto tempo para que abrissemos os olhos nesse sentido, que dava tempo, que ainda era possível assim como ainda é, mas precisamos ouvir e agir.

Não é de hoje que a Nossa Mãe Santa vem avisando a humanidade. Mais precisamente há uns 100 anos de forma mais intensa. Em todas as suas aparições, nos mais distantes locais desse planeta, sempre mantinha aquele mesmo nível de pedido: fé, conversão, transformação, amor ao próximo. Se ela vem pedindo conversão é porque existe a necessidade, independente da visão religiosa que você tenha.

Uma das aparições da nossa Mãe se dá no Egito, um país onde 90% da população é muçulmana. E a nossa Mãe apareceu sobre uma catedral do Egito na cidade do Cairo por anos. Todas as noites. Sempre no sentido de oração. Ela sempre veio nos avisando sobre a necessidade de o homem se transformar. Uma espiritualidade responsável também tem esse objetivo de transformação. Sermos pessoas melhores.

O mundo está precisando demais de pessoas que se importem em confortar o outro, em ajudar. Estamos vivendo em um mundo tão individualista, onde cada um só quer saber de si, que estamos perdendo a nossa verdadeira essência humana que é a fraternidade.

Sem a fraternidade, o mundo é apenas algo povoado por bestas. Se o ser humano perder essa noção de fraternidade, esse liame que liga um ao outro, vamos só resultar em bestialidade, no nacionalismo, na visão sectária e assim por diante. Mas a Palavra pode nos unir nessa fraternidade.

Nossa Mãe nos pede uma conversão verdadeira

É uma mensagem para o ser humano levar o seu coração para Deus e lá se manter de verdade. Emuná, palavra em aramaico que siginifica uma atitude, se agarrar naquilo que você acredita. A fé é ter certeza de que existe mas emuná é se agarrar, abraçar com firmeza aquilo que você tem certeza de que existe.

Conhece o nosso portal Arrius?

Lá você encontra diversos conteúdos para desenvolver a sua espiritualidade de forma responsável mas também com leveza =)

Saiba mais